Cerca de 50 profissionais da área de assistência e proteção social estiveram reunidos na manhã de quarta-feira (14) para traçar estratégias de trabalho durante o Fórum Social Mundial (FSM). O encontro, que ocorreu no auditório da Segep (Secretaria de Planejamento e Gestão) contou com a participação de representanes dos sete conselhos tutelares de Belém, do Conselho da Criança e do Adolescente (Condac), e de programas, projetos e espaços da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), que trabalham com a garantia de direitos de idosos, adultos e crianças em situação de vulnerabilidade social.
Coordenados pelo Núcleo de Planejamento (NUSP) da Funpapa os trabalhos de cerca de 100 profissionais dessa área durante o Forum Social Mundial terão como principal objetivo prevenir situações de trabalho e exploração infanto-juvenil.
Entre as estratégias de trabalho durante o FSM está a implantação de quatro bases de apoio ao evento, que acontece em Belém de 27 deste mês a 1º de fevereiro. As bases vão funcionar no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) da Terra Firme, na avenida Perimetral 1642, entre Enéas Pinheiro e Lauro Martins.
No CRAS Guamá funcionará a Praça de Alimentação da equipe da coordenação geral do Fórum Social Mundial. Equipes da Secretaria Municipal de Economia (Secon) e de Saúde (Sesma) estarão também no local, que receberá moradres da área e feirantes do Ver-o-Peso para comercializarem alimentos. É uma estratégia do Município para aumentar a renda desses trabalhadores durante o evento, que traz para Belém cerca de 80 mil pessoas.
Já o CRAS Cremação, localizado na Avenida Alcindo Cacela, Praça Dalcídio Jurandir, que será uma extensão de atendimento da Casa de Passagem Espaço Acolher, vai abrigar o público infantil excedente à capacidade do espaço da Casa.
Será estratégica durante o evento a atuação dos sete conselhos tutelares de Belém, responsáveis pelo acolhimento de denúncias e encaminhamento das crianças vítimas de violação de direitos. Guaracy M. T. Júnior, representante de um Conselho Tutelar, expressou no encontro uma grande preocupação com a segurança tanto dos profissionais que vão trabalhar no evento quanto dos participantes de maneira geral. (Da Comus para o Bom Dia Cidadão)
Nenhum comentário:
Postar um comentário