quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

LER O MUNDO

A Associação Paraense de Apoio às Comunidades Carentes (Apacc) realizará durante o Fórum Social Mundial (FSM) o painel “Ler o mundo reescrever a vida: o letramento e empoderamento infantil”. A iniciativa é fruto de um projeto educativo desenvolvido pela organização desde 2005 no bairro do Tapanã, em Belém.

Nesse período, já foram atendidas mais de 400 crianças com dificuldade de aprendizado em leitura e escrita. O encaminhamento dos alunos é feito por escolas públicas do bairro. Atualmente, 80 meninos e meninas são beneficiados pelo projeto. “Nosso interesse não é apenas ensiná-los a ler e escrever, mas também mostrar como eles podem compreender a sociedade”, afirma o coordenador executivo da Apacc, Dalton Paiva.

Segundo Dalton, essa experiência vivenciada no Tapanã pode contribuir com iniciativas realizadas em outros estados e em outros países. “Por meio da escrita e leitura os indivíduos podem conhecer seu direitos e interagir da melhor forma com a sociedade, então, por esse motivo foi necessário levar esse trabalho realizado no Tapanã para o Fórum Social Mundial”, acrescenta. Para ele, o FSM é também uma oportunidade de entrar em contato com projetos que podem ajudar a melhorar a ação da Apacc. (Da Agência Unama para o Bom Dia Cidadão)

Nenhum comentário: