A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), está realizando uma campanha de reforço de vacinação contra febre amarela, rubéola e sarampo(dupla viral), nos bairros e empresas próximas aos locais dos eventos do Fórum Social Mundial(FSM).
A ação vem sendo realizada desde o início do mês de janeiro e se encerra nesta sexta feira(23). Os moradores dos bairros do Guamá, Terra Firme e Curió, e servidores das universidades UFRA e UFPA, do colégio NPI e da escola municipal Mário Barbosa, já foram imunizados.
A meta também é vacinar funcionários das empresas de transporte urbano, do Terminal Rodoviário de Belém, dos portos hidroviários, da Estação das Docas, e do Aeroporto Internacional de Belém, que terão contato direto com os visitantes nesse período de realização do Fórum.
Segundo o Departamento de Vigilância em Saúde(DEVS) esse plano de ação pretente atingir as pessoas que não se vacinaram em campanhas anteriores e precisam estar imunizadas, por conta do contingente de participantes que Belém receberá nos dias do evento. "Para uma maior segurança aos que vão trabalhar no Fórum, as vacinas têm que ser realizadas dez dias antes, para diminuir as margens de transmissão dessas doenças. Por isso, começamos esta ação desde o início de janeiro", explica Leila Flores, uma das coordenadoras da ação.
Sandra Monteiro, também do DEVS, explica a importância desta parceria com a ANVISA: "A ação de vacinação para o Fórum, além de ser um reforço é necessária para um controle dessas doenças. Aproveitando as vistorias da ANVISA, estamos conseguindo atingir nossa meta", enfatizou. Pontos itinerantes que são inspecionados pela ANVISA estão sendo visitados pela equipe do DEVS, que aproveita para realizar as vacinações em funcionários e transeuntes que passam regularmente nesses pontos de chegada e saída da cidade de Belém.
Confira as datas e os locais onde o DEVS realizará as vacinações:
21 e 22. 01 - Empresa Transporte São Luiz
22 e 23.01 - Vadião (UFPA)
23. 01 - Empresa TransBatista Campos
Nenhum comentário:
Postar um comentário