quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA A INFÂNCIA

A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) promoveu, na manhã desta quarta-feira, 04, uma reunião de apresentação do Projeto Pair/ Guarani de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. O objetivo é estimular a articulação de todo sistema de garantia dos direitos da infância e da adolescência. A reunião foi realizada, das 9h às 12h, no auditório D-200 na Universidade da Amazônia (Unama), no campus Alcindo Cacela.

Segundo a coordenadora do Programa Guarani, Janaína Pinheiro, esse primeiro encontro foi de sensibilização e servirá também para conhecer algumas das entidades que fazem parte da rede de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de meninos e meninas.

O projeto Guarani consiste em três etapas. A primeira será um levantamento das organizações governamentais e não-governamentais e das esferas de poder que compõem a rede de enfretamento a essa violência. Também será elaborado um diagnóstico rápido e participativo da situação de crianças e adolescentes. “Nós vamos identificar a rede, quem trabalha na garantia de direitos e o que está fazendo”, diz Janaína.

A segunda etapa é a análise e o debate sobre o resultado do levantamento que deverá ser apresentado durante um seminário. A partir da discussão sobre o problema, serão elaboradas propostas de ações para o enfrentamento dessas violações de direitos. “O Guarani não só visa a articular entidades governamentais e não-governamentais, como também saber em que e como essas entidades estão atuando”, afirma Janaína. A terceira etapa é de avaliação da execução do projeto e de monitoramento das ações propostas.

O Pair/ Guarani é projeto da Sejudh em parceria com a Secretaria Especial de Direitos Humanos e a Universidade Federal do Pará (UFPA) e atuará em 16 municípios paraenses. (Fonte Agência Unama)

Nenhum comentário: