O Bolsa Trabalho deverá cadastrar, este ano, em Belém, mais de 10 mil bolsistas. Atende jovens na faixa de 18 a 29 anos e, além da qualificação, disponibiliza uma bolsa mensal no valor de R$ 70,00, por um prazo de dois anos.
É um programa do Governo do Estado, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Renda (Seter), em parceria com as prefeituras de mais de 70 municípios paraenses.
O cadastramento do Bolsa Trabalho é feito pela Seter e a previsão é que ele aconteça no próximo mês. Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone da Seter (3224-4510) ou no site www.seter.pa.gov.br. A Secon também disponibiliza o telefone 3073-3120 para informações sobre os cursos de qualificação e requalificação profissional realizados no município.
Aula prática
Os 750 alunos inscritos nos 10 cursos de Empreendedorismo do Bolsa Trabalho já deram início ao segundo módulo do programa, que é todo prático. Eles deixaram o papel e a caneta de lado e agora partem para a experimentação.
As aulas ficarão mais interativas para os participantes dos Cursos de Arte Culinária, Bolo e Doces Artísticos e Cabeleireiro. Além disso, todas as quintas-feiras, no período da tarde, os estudantes vão expor o que aprenderam à comunidade do entorno da Escola Salesiano do Trabalho, responsável pela execução dos cursos.
As aulas dos cursos de Empreendedorismo começaram no dia 21 de janeiro deste ano com a parte teórica. Os alunos receberam informações sobre os direitos e os deveres do cidadão, além de orientações sobre como montar, gerenciar e conseguir financiamento para abrir o seu próprio negócio.
As aulas acontecem até o fim de março nos três turnos (manhã, tarde e noite), e em Belém são gerenciadas pela Secretaria Municipal de Economia (Secon). De acordo com o diretor do Departamento de Apoio à Produção do órgão, Antônio Corrêa, a partir dessa qualificação, os jovens terão mais facilidade para entrar no mercado de trabalho ou tornarem-se pequenos empreendedores. (Fonte: COMUS)
Um comentário:
No momento, o Estado precisa além de ficar distribuindo o dinheiro público, desenvolver políticas públicas para atender a médio e longo prazo esses jovens. Do contrário os petistas vão se perpetuar no poder como já vem acontecendo. Que pena!
Postar um comentário