quinta-feira, 18 de junho de 2009

ANA JÚLIA VISITA OBRAS DA JÚLIO CÉSAR

Os secretários municipais de Urbanismo (Seurb), Sérgio Pimentel, e de Meio Ambiente (Semma), José Carlos Lima, acompanhados pela governadora do Estado, Ana Júlia Carepa, fizeram um visita técnica de vistoria as obras do elevado da Júlio César, com a avenida Pedro Álvares Cabral, na manhã desta quarta-feira (17). A comitiva observou a construção que faz parte do projeto Ação Metrópole, onde será construído um viaduto de 7 metros de altura por 37 metros de comprimento, além de um trevo de quatro pétalas, com o objetivo de melhorar a infraestrutura viária de Belém.

Para Sérgio Pimentel, Belém sempre sentiu os grandes problemas de trânsito. “Este é um conjunto de obras que o governo e a prefeitura estão fazendo pela cidade recuidando as décadas que nossa cidade ficou esquecida”, comentou. “As obras estão acontecendo, basta paciência. Muitos recursos estão sendo injetados”, reafirmou o secretário que esteve no local representando o prefeito Duciomar Costa.

A governadora do Estado, Ana Júlia Carepa, enfatizou o trabalho em conjunto com a Prefeitura de Belém no licenciamento de obras. “Hoje, todas as exigências da prefeitura estão sendo atendidas”, afirmou em discurso.

Segundo o engenheiro responsável pela obra da empresa Delta Construção, Carlos Alberto Valadares, 2.950 empregos diretos e indiretos foram criados a partir das obras do Ação Metrópole. Apenas no elevado da avenida Júlio César são 1.500 empregos indiretos e 250 diretos. Nas obras de ampliação da avenida Transmangueirão são 500 empregos indiretos e 100 diretos. Já no prolongamento da avenida Independência foram criados 500 empregos diretos e 100 indiretos.

José Carlos Lima enfatizou o trabalho da Semma em licenciar a obra de reestruturação do Parque Ambiental de Belém em paralelo as obras de prolongamento da avenida Independência, desde a avenida Augusto Montenegro até a avenida Júlio César. “O primeiro licenciamento apresentava uma série de defeitos. Assim determinamos que outras alternativas fossem apresentadas. Discutimos e debatemos junto com o governo as novas etapas do projeto”, explicou.

A solução encontrada para dar andamento à obra que também faz parte do projeto Ação Metrópole, foi realizar a obra tangenciando o parque, abrangendo uma área de apenas 3 hectares do conjunto residencial Bela Vista. “Os pontos do parque que estavam degredados vão ser regenerados com espécies regionais. Toda a madeira retirada vai ser entregue para a prefeitura para ser reaproveitada em várias outras obras que estão em andamento”, ressaltou Lima.

Via Metrópole

No dia 30 de janeiro deste ano o prefeito de Belém, Duciomar Costa, entregou à ministra-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Dilma Roussef, um pacote de projetos com todas as informações do Via Metrópole, estudo realizado pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) que planeja o trânsito da cidade e da Região Metropolitana para os próximos 20 anos.

A nova Orla de Belém é uma alternativa ao trânsito. A idéia é começar na avenida Tamandaré e chegar até a avenida Augusto Corrêa, que dá acesso a Perimetral, onde a Prefeitura espera construir a primeira via expressa do município. O projeto começa na Perimetral e vai até a Alça Viária, em Marituba, margeando o Parque Ambiental do Utinga e passando por trás de bairros como Castanheira, Atalaia, Guanabara, Águas Lindas e Aurá.

A Avenida Independência é outro eixo de trânsito projetado com o objetivo de permitir acesso mais rápido, fácil e seguro ao município vizinho, Ananindeua. Uma segunda alternativa de integração centro-periferia, sem a necessidade de utilização do corredor principal, formado pela avenida Almirante Barroso e rodovia BR-316.

O prolongamento da avenida Independência é parte de um grande plano estratégico para redefinir toda a estrutura de tráfego na Região Metropolitana e está descrito no Plano Diretor de Transportes Urbanos, chamado Via Metrópole, que aguarda o desdobramento das negociações para obter financiamento de um banco internacional japonês.

O programa vai interferir fortemente em todos os municípios da Região Metropolitana de Belém quando forem implantados os corredores de transporte. Propõe a reforma dos atuais corredores, como as avenidas Almirante Barroso, Pedro Álvares Cabral, Perimetral, Bernardo Sayão, Augusto Montenegro e Rodovia Arthur Bernardes, entre outros eixos já consolidados.

A principal é, sem dúvida, a Almirante Barroso, cuja proposta é de readequação completa da avenida, passando pela infra-estrutura, equipamentos públicos, arquitetura, paisagismo e concepção de faixas adequadas ao trafego. O Via Metrópole propõe a reformulação de todo o sistema de tráfego, incorpora tecnologia e considera o transporte fluvial urbano como uma alternativa integrada ao sistema de transporte. (COMUS)

2 comentários:

Nazaré Araújo Lima disse...

É muito lindo tudo isso no papel.
A área por onde está previsto, pelo projeto, que vai passar o prolongamento da Av. Independencia foi criado por lei e pertence ao Parque Ecológico do Municipio de Belém, portanto essa licença ambiental foi forjada.
Todos os cidadãos de Belém que queiram visitar o local entrem em contato com a comissão Segurança Verde, compostas por pessoas que estão convivendo diretamente com este crime ambientalOs emails são:
danielecleao@yahoo.com.br e nazarealima@ig.com.br
Animais morrendo,pois não foram remanejados, árvores centenárias que não foram catalogadas..Sugiro também a leitura do texto que esta nesse link, para que vcs possam comprovar o horror que vai ocorrer com esse crime ambiental: http://www.museu-goeldi.br/sobre/NOTICIAS/19_05_2009.html
Nazaré Araújo LIma

berna novais disse...

Oi Nazaré, tudo bem, sou Bernadete Novais, estudante de Biologia, faço de sua palavras as minhas.
Acho uma hipocrisia criarem tantas leis ambientais, se o próprio governo não respeita o meio ambiente.
Aonde está o relatório de estudos de impactos ambientais, cadê????? ninguém fala nisso, uma obra tão grande precisa deste relatório, mais o governo nem disso lembra,mais concerteza será lembrado em época de eleições.
gostaria muito de entrar em contato com a comissão Segurança Verde,preciso apresentar um seminário na universidade sobre este tema nesta 5ª feira dia 13/08/09, e todas as informações serão válidas para atenar meus colegas, futuros biologos.
desde já te agradeço.
berna.atox@gmail.com
aguardo sua resposta.