1) Qual a diferença entre o nível 5 e o nível 6?
-O que difere os níveis de alerta 5 e 6 é o aumento da extensão geográfica com casos confirmados de transmissão autóctone (local) sustentada. Ou seja, o nível foi elevado com base em critérios técnicos da Organização Mundial da Saúde (OMS), que prevê a transmissão do vírus em pelo menos um país em duas regiões distintas do mundo. A OMS divide seus países membros em seis regiões: África, Américas, Sudeste Asiático, Europa, Mediterrâneo Oriental e Pacífico Ocidental.
2) O que é uma pandemia de influenza?
-Uma pandemia pode ocorrer quando surge um novo agente como, por exemplo um vírus, contra o qual a população não está imunizada – não há vacina pronta, nem o corpo das pessoas conhece o vírus. Assim, muitos são atingidos, resultando em uma epidemia que se espalha em diversos países. Fatores como o incremento do fluxo de pessoas entre países, a urbanização e o crescimento populacional contribuem para acelerar esse processo.
3) O que muda no Brasil com a elevação para o nível 6 de alerta de risco de uma pandemia de Influenza A / H1N1?
-A mudança no nível de alerta pela a OMS não altera as medidas já adotadas pelo MS e que tem se mostrado eficazes na detecção, monitoramento e tratamento de casos identificados. Por isso, o Brasil manterá as ações adotadas pelas esferas de governo federal, estadual e municipal.
Mais perguntas e respotas, aqui!
Nenhum comentário:
Postar um comentário