O Programa Segundo Tempo, da Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), proporciona férias diferentes para crianças da rede pública municipal de ensino. Na Escola Paulo Freire, no bairro do Tenoné, a programação se estende até o dia 10 de julho, incluindo atividades recreativas como: queimada, corrida de saco, bandeirinha, tiro alvo, pira maromba, de lazer como filme, xadrez e esportivas como handebol, voleibol, futsal.
A diretora da escola, Adelaide Lima, explica que o foco principal é o aprendizado e disciplina dos alunos. “As professoras escolheram os alunos que estavam tendo dificuldades na leitura, escrita e disciplina para participar do programa. Hoje, podemos perceber uma melhora significativa no desempenho desses alunos”, ressalta a diretora. Ela completa dizendo que a iniciativa desse projeto é muito importante, pois oferece a prática de esporte no bairro. “Na periferia não tem um local adequado pras crianças brincarem ou praticarem esporte.
Com o Segundo Tempo, as crianças têm essa oportunidade e o melhor, com segurança”. O programa tem como objetivo a inclusão social, assim como a melhoria da capacidade física, coordenação motora, qualidade de vida, integração social e convívio na escola no contra-turno das aulas.
Quem estuda pela manhã, é contemplado com atividades esportivas e recreativas pela parte da tarde e vice-versa. Os principais critérios para fazer parte do programa é a criança ou adolescente, com idade entre 07 e 17 anos, estar regulamente matriculada na rede municipal de ensino. As atividades ocorrem três vezes por semana (2ª, 4ª e 6ª feiras).
Nenhum comentário:
Postar um comentário