quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

CURSOS PROFISSIONALIZANTES NO PARÁ

Jovens e adultos com ensino médio completo, residentes em cinco municípios do Pará, têm a oportunidade de começar este ano um curso de educação profissional pelo sistema Escola Técnica Aberta do Brasil (E-Tec Brasil). Na modalidade à distância, a E-Tec Brasil, que no Pará trabalha em parceria com o Centro de Educação Profissional e Tecnológica (Cefet), abre seis cursos e oferece mil vagas nos pólos das cidades de Itaituba, Juruti, Moju, Santana do Araguaia e Muaná, esta na Ilha de Marajó.

As inscrições para o vestibular podem ser feitas até a próxima quinta-feira, 22, no pólo de cada cidade. Cada curso tem 50 vagas. De acordo com Rui Chaves, professor do Cefet que coordenou o projeto para a abertura dos cursos da E-Tec Brasil no estado, os seis cursos oferecidos estão em sintonia com as necessidades do mercado de trabalho das regiões onde estão esses municípios.

As cinco cidades, por exemplo, vão oferecer a formação profissional em aqüicultura e saneamento urbano, áreas onde faltam trabalhadores qualificados. O saneamento, diz o professor Rui Chaves, inexiste na expressiva maioria dos municípios do estado, “até Conceição do Araguaia, cidade de porte médio, criada há 111 anos, não tem saneamento”.

A aqüicultura, que trabalha com criação de peixes, camarões e crustáceos, é outro mercado de trabalho garantido nesses municípios. Os outros cursos são informática, pesca, turismo e metalurgia.

A pesquisa para a definição dos cursos para a primeira experiência da E-Tec Brasil no Pará foi feita pelo observatório do Cefet. Ao oferecer cursos de qualidade e gratuitos que atendam setores da economia onde falta mão-de-obra, explica Rui Chaves, o Ministério da Educação abre uma série de oportunidades a jovens e adultos e fortalece a economia local. Ele cita a mineradora Vale (Vale do Rio Doce) como um entre diversos setores que vão absorver imediatamente os profissionais da E-Tec. Para cada engenheiro que trabalha na Vale são necessários, no mínimo, oito técnicos, explica.

Na página do Cefet-Pará, o candidato encontra o edital com a oferta de cursos por município, a ficha de inscrição, um questionário socioeconômico que precisa preencher, a relação dos conteúdos que fazem parte do vestibular, entre outros dados. (Fonte MEC)

Nenhum comentário: