O programa Arca das Letras, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, entrega mais 20 bibliotecas para comunidades rurais dos Territórios da Cidadania Transamazônica e Nordeste Paraense.
A distribuição acontece em duas ações. No sábado (24), 10 bibliotecas serão entregues para famílias rurais de Altamira e Porto de Moz, municípios que fazem parte do Território da Cidadania Transamazônica. Na segunda-feira (26), serão mais 10 arcas para moradores de Cachoeira do Piriá, Ipixuna do Pará, Irituia, Ourém, Santa Luzia do Pará e São Domingos do Capim, pertencentes ao Território da Cidadania Nordeste Paraense.
Como parte das atividades, serão capacitados 40 agentes de leitura, voluntários que ficarão responsáveis pelas bibliotecas. Moradores das comunidades, eles vão aprender técnicas de incentivo à leitura, de empréstimo de livros e também de ampliação dos acervos.
Acervos especiais para Casas Familiares RuraisAlém das 20 bibliotecas Arca das Letras, 6 acervos especiais serão entregues para Casas Familiares Rurais dos municípios Altamira, Anapu, Pacajá, Rurópolis, Senador José Porfírio e Vitória do Xingu.
Esta ação visa apoiar as atividades em pedagogia da alternância, com livros que contribuem para o desenvolvimento educacional, cultural e para o trabalho no campo.
Com mais esta ação, o estado do Pará passa a ter 29 acervos especiais, além de 122 bibliotecas, instaladas entre 2004 e 2009. São cerca de 18 mil famílias atendidas em 60 municípios paraenses.
Leitura e cidadania disseminadas pelo BrasilEm todo o País, o programa Arca das Letras, criado pelo MDA em 2003, implantou 5.825 bibliotecas rurais em mais de 1.700 municípios brasileiros.
Até agora, o número de livros distribuídos passa de 1,2 milhão. São mais de 625 mil famílias do campo atendidas. A administração das bibliotecas é feita por 12 mil agentes de leitura, que contribuem para melhorar os índices educacionais de suas comunidades e valorizar a cultura no meio rural.
Os acervos são formados por livros didáticos, literatura para crianças, jovens e adultos e livros técnicos e especializados nas áreas de saúde, meio ambiente, educação, técnicas agrícolas e de pesca.
Também contam com publicações que orientam o exercício da cidadania, como os Estatutos da Criança e do Adolescente, do Idoso, da Igualdade Racial, a Lei Maria da Penha e a Constituição do Brasil.Instalada na casa de um morador, ou na sede de uma associação rural, cada biblioteca é formada, inicialmente, por cerca de 200 livros. (Fonte MDA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário