O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) coordena a elaboração do novo Inventário Nacional das Emissões de Gases de Efeito Estufa, como parte da 2a. Comunicação Nacional a ser apresentada pelo Brasil ainda em 2009.
A Comunicação Nacional para a Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima é o compromisso dos países signatários junto à esta convenção, devendo cada país apresentar um inventário das emissões antrópicas por fontes e das remoções por sumidouros de todos os gases de efeito estufa não controlados pelo Protocolo de Montreal, bem como uma descrição geral das providências tomadas ou previstas para a implementação da Convenção no País.
O Brasil desenvolve atualmente sua segunda Comunicação Nacional. No caso da agricultura, sob a coordenação da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), estão sendo preparados relatórios de referência sobre estimativas de emissão de gases de efeito estufa (monóxido de carbono - CO, metano - CH4, óxido nitroso - N2O e óxidos de nitrogênio - NOx) a partir da queima de resíduos agrícolas, de emissão de metano pelo cultivo de arroz irrigado por inundação, de emissão de N2O (óxido nitroso) pelos solos agrícolas, de emissão de metano pela fermentação entérica, além de metano e óxido nitroso por dejetos animais.
Magda Lima, pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente e coordenadora técnica desses relatórios, informa que dois já foram encaminhados ao MCT – de emissão de gases de efeito estufa a partir da queima de resíduos agrícolas e de emissão de metano pelo cultivo de arroz irrigado por inundação. (Fonte EMBRAPA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário