quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

ARRAIAL DE NAZARÉ A PARTIR DE 2010

A Arquidiocese de Belém, a Diretoria da Festa de Nazaré e a Congregação dos Padres Barnabitas concedem nesta quarta-feira, 4, às 18h30, no auditório Dom Vicente Zico, uma entrevista coletiva para falar sobre as novidades que estão sendo projetadas para o Arraial de Nazaré a partir de 2010. Respoderão aos jornalistas, Dom Orani João Tempesta, Arcebispo Metropolitano de Belém; César Neves, diretor coordenador da Festa de Nazaré 2009/2010.

A área, onde funciona o famoso parque de diversões, ganhará outra roupagem e dará lugar a um novo arraial, a partir do ano que vem. A idéia da Diretoria da Festa é transformar o Arraial em um complexo artístico-cultural, formado por barracas tradicionais, vendas de artigos artesanais, além de exposições artísticas e brinquedos.

“Acreditamos que com este novo conceito de arraial contribuiremos para que a Basílica seja, cada vez mais, uma referência mundial em termos de Santuário e o Círio um dos principais atrativos turísticos da região. O Arraial não vai acabar, será apenas reestruturado e revitalizado, mantendo elementos tradicionais, como o carrossel”, explica César Neves, diretor coordenador da Festa de Nazaré.

A idéia do novo Arraial faz parte do projeto maior da Diretoria da Festa de Nazaré de construir, nos próximos dois anos, um complexo ao lado da Basílica Santuário de Nazaré, aos moldes do centro cultural projetado em Aparecida do Norte-SP, cidade que também recebe uma grande quantidade de fiéis. Em outro espaço - na área onde hoje funciona o Comando Regional de Obras do Exército -, a Diretoria pretende ampliar o atendimento de acolhida aos peregrinos devotos de Nazaré, que começa a virar realidade a partir da construção da Casa de Plácido. O projeto inclui áreas para estacionamento de ônibus, complexo de restaurantes e lojas de souvenirs.

Venda de bebida alcoólica

Antes mesmo das novidades do Arraial que virão no ano que vem, agora no início de 2009, já não haverá mais a venda de bebidas alcoólicas no espaço. “A medida vem sendo estudada há alguns anos e ao ser implementada neste ano, certamente, favorecerá o clima familiar e de paz no entorno do complexo de Nazaré”, confirma o diretor coordenador.

Histórico

O Arraial de Nazaré é uma tradição que ocorre desde o primeiro Círio, em 1793. Trata-se de uma área destinada ao parque de diversões, às lanchonetes e aos restaurantes. Por 188 anos, quando ainda não existia a Praça Santuário, ele acontecia em frente à Basílica. Depois, passou a ser realizado num terreno ao lado da igreja. No primeiro arraial, foi realizada uma grande feira agrícola. Com o tempo, começaram a surgir barraquinhas, que eram usadas para a venda de comidas típicas e ofereciam espaços para a realização de jogos e sorteios. (De Thais Rezende para o Bom Dia Cidadão)

Nenhum comentário: