No primeiro mutirão de documentação deste ano realizado no Sul do Pará entre os dias 2 e 22 de junho, foram atendidas 2.027 pessoas e expedidos 3.244 documentos, em sete municípios do sul e sudeste paraense.
A equipe do mutirão percorreu os municípios de Redenção, Pau D’Arco, Floresta do Araguaia, Bannach, Rio Maria, Marabá e Eldorado do Carajás levando informações e emitindo documentação para trabalhadoras e trabalhadores rurais de assentamentos e da zona urbana desses municípios.
Os documentos mais procurados pela população foram carteira de identidade (1.360) e carteira de trabalho (1.201), mas também foram emitidos registros de nascimento e cadastros de pessoas físicas (CPF).
O Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural é coordenado nacionalmente pela Assessoria Especial de Gênero, Raça e Etnia (Aegre) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Direcionado prioritariamente às mulheres, trabalhadores rurais também podem ser atendidos.
Para realização dos mutirões, o Incra do Sul do Pará conta com participação do Instituto de Identificação da Secretaria Estadual de Segurança Pública, da Caixa Econômica Federal, do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), cartórios dos municípios, prefeituras, Emater e Delegacia Regional do Trabalho e Emprego.
Nenhum comentário:
Postar um comentário