sexta-feira, 3 de julho de 2009

COMBATE À MORTALIDADE INFANTIL

O Ministério da Saúde investirá R$ 9,3 milhões em ações pela redução da mortalidade infantil no Amazonas. O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira (2) em Manaus pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, no início da segunda etapa de um roteiro de visitas aos estados da Amazônia Legal e do Nordeste.

“Trata-se um compromisso público, atendendo a um chamado do presidente Lula para reduzirmos a mortalidade infantil no Brasil, principalmente na Amazônia Legal e no Nordeste, já que há uma grande diferença entre as regiões do país”, ressaltou o ministro.

O Amazonas registrou 11.878 óbitos infantis (crianças com menos de um ano de idade) entre 2000 e 2007. No ranking estadual, o maior número de mortes ocorreu nos municípios de Manaus (6.390), Parintins (399), Manacapuru (335), São Gabriel da Cachoeira (330) e Coari (294).

Por isso, o Pacto Pela Redução da Mortalidade Infantil busca reduzir, no mínimo, em 5% ao ano o número de mortes de crianças menores de um ano de idade, principalmente nos neonatos (bebês com até 27 dias de vida).

Entre as ações previstas no Amazonas, estão a implantação de 22 equipes de saúde da família (ESF), de 25 Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) e de 29 leitos de UTI Neonatal.

Nenhum comentário: