terça-feira, 14 de julho de 2009

MUSEU EMÍLIO GOELDI EM MANAUS

O Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG) participa até a sexta-feira, dia 17, da 61ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) cujo tema esse ano é “Amazônia: Ciência e Cultura”, O Goeldi leva ao Campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), onde tem lugar o evento, temas da preservação ambiental e da cultura popular paraense.

Uma exposição e oficinas compõem a agenda do Goeldi na SBPC. Na já tradicional Expotec - Exposição de Tecnologia e Ciência, vitirne das unidades de pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia, o Museu apresenta pelo menos duas novas pesquisas. As escolhidas para a ocasião tratam do uso da aninga, planta que se presta ao controle da poluição ambiental, e, outra, sobre a produção de terra preta nova a partir de resíduos de madeira. As pesquisas são de autoria, respectivamente, de Cristine Amarante e Dirse Kern da Coordenação de Ciência da Terra e Ecologia (CCTE).

“Queríamos algo diferente dos outros estados da Amazônia e que representasse o Estado do Pará. Nada melhor do que levar o miriti,” comenta o pesquisador e vice-coordenador de Museologia do Goeldi, Horacio Higuchi. É que para a SBPC Jovem, reservou-se uma exposição sobre o artesanato em miriti, matéria-prima essencial da cultura popular do estado do Pará. Além da mostra, serão ministradas, ao longo da semana, oficinas sobre o entalhe em miriti.

Nenhum comentário: