segunda-feira, 19 de outubro de 2009

MÍDIA LEGAL



6º Encontro da Mídia Legal discute políticas culturais, acessibilidade e inclusão Evento reúne universitários e especialistas de diversas áreas para debater políticas de juventude e inclusão social

A audiência pública Acessibilidade para a Democratização das Políticas Culturais, que será realizada na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), dia 20 de outubro, às 14 horas, marca a abertura do 6º Encontro da Mídia Legal - Universitários(as) pelas Políticas de Juventude, que acontece na UERJ até o dia 29. O evento vai debater preconceito e discriminação e como projetos, programas e políticas de juventude podem ser construídos de forma democrática e inclusiva.

Seguindo o Decreto Federal 5.296/04, o evento será realizado com acessibilidade. Haverá tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), garantindo o direito à participação de pessoas surdas, e serão reservados assentos para as pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida.

Daniel Cara, coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, é um dos palestrantes convidados. Para ele, o encontro é um espaço de articulação importante no estabelecimento de diretrizes para a luta pela educação inclusiva. "A convivência entre pessoas com e sem deficiência nas escolas é uma experiência rica para ambas as partes e precisa ser estimulada", afirma.

O tema do encontro referenda a escolha de 2009 como o Ano Iberoamericano da Juventude. Fábio Meirelles, jornalista e coordenador do Projeto Mídia Legal, lembra que tramitam no Congresso Nacional a Proposta de Emenda Constitucional, conhecida como PEC da Juventude, o Plano e o Estatuto da Juventude. Essas iniciativas devem consolidar o Sistema Nacional de Juventude, que definirá uma política de Estado para esta parcela da população. "Discutir políticas de juventude é a grande novidade dessa edição. Reunimos especialistas de diversas áreas para falar, principalmente, sobre questões como educação e o respeito à diversidade", diz.

Promovido pela Escola de Gente - Comunicação em Inclusão, com o patrocínio da Petrobras, o evento contará com parlamentares, gestores públicos, representantes do Ministério da Cultura (MinC) e da Educação (MEC), da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), conselheiros nacionais e estaduais, pesquisadores e defensores de direitos humanos, que abordarão assuntos voltados a políticas de juventude e sua interface com inclusão, diversidade e não-discriminação.

O 6º Encontro da Mídia Legal será dividido em quatro manhãs de debates: Políticas Públicas de Juventude: O que são? A quem se dirigem? (21/10); Comunicação e Participação Juvenil (23/10); Educação Inclusiva: Direito Humano dos Jovens (27/10); Juventude e Vulnerabilidade: Diferenças e Desigualdades (29/10), sempre entre 9h e 12h30. Para aprofundar os debates estão previstas oficinas de análise de mídia no período da tarde.

Nenhum comentário: