segunda-feira, 13 de julho de 2009

AIDS CRESCE CONSTANTE EM BELÉM

A cada mês, 25 novos casos da doença são notificados somente na coordenação de DST/AIDS da capital. Neste sábado, foi lançada a campanha “Fique sabendo”, uma parceria da Sesma e do Sistema Único de Saúde (SUS), para promover ações de saúde e prevenção da AIDS.

A meta da campanha é realizar o diagnóstico em 3100 usuários da atenção básica e sensibilizar, no período da campanha (de 11 a 26 de julho), 22 mil usuários da rede de atenção básica e 10 mil veranistas, quanto à importância do uso do preservativo na prevenção as DST e HIV/Aids. Esse número corresponde a 2,13% da população belemense. A campanha vai acontecer nos balneários de Mosqueiro, Outeiro, Icoaraci, no Porto do Arapari e no Terminal Rodoviário, onde serão distribuídos 66 mil preservativos masculinos, 31 mil preservativos femininos, além de folders e cartazes nos locais de grande fluxo de pessoas.

A preocupação da coordenação municipal de DST/AIDS é diminuir a vulnerabilidade dos jovens à infecção pelo HIV no período do veraneio. Com o grande número de casos na capital, verifica-se a importância de uma campanha educativa de prevenção, especialmente em épocas de veraneio, onde aumenta o fluxo de pessoas nos balneários.

Em breve, o Serviço Municipal de Atendimento aos pacientes de HIV/Aids, funcionará no bairro da Sacramenta, local que por muito tempo foi propagado como um futuro pronto socorro. As obras foram iniciadas em fevereiro de 2000 e paralisadas em junho do mesmo ano, após a decisão do Ministério da Saúde, através do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus), de não autorizar a continuidade da obra.

O Ministério da Saúde já autorizou o processo licitatório para a retomada da obra do prédio, que em breve estará prestando atendimento à população que participa dos programas de DST/AIDS.

Nenhum comentário: