Neste sábado, 11, os ribeirinhos das ilhas de Outeiro, Cotijuba e Icoaraci participaram da 1ª Travessia do Rio Maguari disputada em canoas montaria e cascos, embarcações usadas nas atividades diárias dos moradores dessa região, seja no transporte de verduras e legumes, seja em atividades de pesca de camarão e peixe.
A largada foi no porto da Brasília, em Outeiro, com chegada na praia do Cruzeiro, em Icoaraci, em um percurso de cerca de 800 metros percorridos em pouco mais de 10 minutos.
A primeira a chegar com folga foi a embarcação apelidada de 'Maria Aberta", conduzida pelos irmãos Valmir e Valdir Pereira. O segundo lugar ficou com o casco 'Bacu', que teve como remadores os primos Antônio Carlos Barata e Rogério Pereira Barata. Os quatro remadores receberam como premiação 100 metros de rede de pesca, além de troféus. O terceiro e quarto lugares receberam troféus de participação.
Única mulher do grupo, Izabel Cristina Corrêa, de 41 anos, filha e esposa de pescador, chegou em quinto lugar, mas disse que ficou satisfeita com a colocação. "É que eu estou destreinada", justificou. "Faz algum tempo que eu não saio mais pra pescar, pois desde de criança que eu pesco, apanho açai, senão eles não me venceriam", completou entre risos.
Ivy Portella, Agente Distrital de Icoaraci disse que a participação da comunidade no evento foi bastante positiva."Essa foi a primeira experiência de inserir os moradores diretamente na nossa programação, pois muitos não têm condições de se deslocar para outros balneários nessa época e ficam sem opções de lazer, mas vimos que o resultado foi muito possitivo e vamos realizar outra travessia no mês de agosto, com um número maior de participantes", adiantou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário