quinta-feira, 2 de julho de 2009

BIODIESEL POR AGRICULTURA FAMILIAR

Começou a valer nesta quarta-feira (1º) o aumento de 3% para 4% da mistura de biodiesel ao diesel, o chamado B4. Segundo o coordenador do Programa de Biodiesel pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Arnoldo de Campos, a renda dos agricultores familiares em várias partes do País tem crescido com a participação no Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB). Em 2008, a média da renda obtida com a produção de oleaginosas para biodiesel foi de R$ 5.274 por família/ano. Campos destaca que dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apontam um crescimento de 72% na produção de mamona no estado do Piauí.

O coordenador de Biodiesel do MDA acredita que o B4 vai possibilitar um crescimento maior da renda dos agricultores familiares e assentados que participam do Programa Nacional de Biodiesel, além do fortalecimento das empresas produtoras de biodiesel que possuem o Selo Combustível Social, concedido pelo MDA, que responde por mais de 90% do mercado.

Atualmente, 31 empresas possuem o Selo Combustível Social, que é concedido aos produtores de biodiesel, promovendo inclusão social e desenvolvimento regional. Juntas, essas empresas tem capacidade de 9,2 milhões de litros por dia. Para obter o certificado as empresas devem atuar gerando emprego e renda para os agricultores familiares por meio de aquisições de matérias-primas dos mesmos.

Nenhum comentário: